quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Memorial do TOPA: A Arte de Lembrar - 4º Encontro Estudantil




Posted on by Cobertura Colaborativa Estudantil

Por: Joalva Moraes

DSC00204
Memorial do TOPA: A Arte de Lembrar. Foto: Bira Mendes


Olá, pessoal!

Passeando pelo 4º Encontro Estudantil, encontrei um espaço dedicado ao projeto que luta contra o analfabetismo em nosso estado, o Memorial do TOPA: A Arte de Lembrar. O TOPA (Todos pela Alfabetização) existe desde 2007 e já contribuiu com mais de um milhão de jovens, adultos e idosos a aprenderem a ler e escrever.

No Memorial, podemos encontrar material didático utilizado pelos alfabetizadores, fotos, trabalhos escolares e artesanato feito pelos estudantes, além de outros itens que ajudam a contar a história do TOPA. Branca Queiroz, assessora da Superintendência, informou que o projeto está presente em todos os municípios baianos, funcionando em salas de aulas de Unidades Escolares ou em espaços cedidos por outras instituições ou pessoas que abraçaram esse causa.

DSC00197
Fotos e artesanatos – Memorial do TOPA. Foto: Bira Mendes.


Já foram mais de 30 mil pessoas formadas para atuar como alfabetizadoras e coordenadores, afirmou Célia Coelho, coordenadora pedagógica do TOPA. Segundo ela, a iniciativa ganha força com a parceria dos movimentos sociais: “Fazemos um evento chamado Escuta Aberta, lá esses parceiros nos ajudam a gerir esse projeto que tem um caráter de inclusão, emanciapação, fazendo valer o direito à educação”.

Jandeci Carvalho, de Alagoinhas, é uma alfabetizadora entusiasmada: “Tenho orgulho de participar desse projeto, apesar das dificuldades”. A sala de aula de Jandeci é a garagem de sua casa, onde 18 alunos já encontram-se letrados. Vilma Lima é um deles. Depois de criar e formar seus três filhos, trabalhando como faxineira de uma escola, aos 60 anos, ela resolveu investir em si mesma: “Eu sempre limpei quadro, mas escrever nele, só agora”.



Joalva Moraes é professora e jornalista da Rede/TV Anísio Teixeira, IAT, Secretaria da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs