terça-feira, 17 de março de 2015

Curso de interpretação e produção audiovisual no CPM

Por Geraldo Seara

CPM - estudantes em formação para o Hino.

Começou nesta segunda-feira, 16, e vai até o dia 27 de março, o Curso Intensivo de Interpretação para TV e Produção Audiovisual, para estudantes e professores do Colégio da Polícia Militar -Dendezeiros.


Professores Marcus Leone e Nildson B. Veloso: oficina no CPM

Nesta nova temporada de cursos, gravaremos o Teleteatro, série da TV Anísio Teixeira, a ser produzido totalmente nas dependências das escolas, contando com estudantes e professores que participam dos cursos. O resultado poderá ser visto na TVE e no Ambiente Educacional Web, em data a ser divulgada.


Prática de entrevista com o estudante Gabriel

O curso é dividido em etapas que se complementam, voltadas tanto para a interpretação diante das câmeras, quanto para a produção audiovisual do Teleteatro em si. Para tanto, os cursistas põem a mão na massa, desde a produção escrita de argumentos e roteiros até a operação das câmeras. Os roteiros para a série virão das próprias escolas, a partir de seus anseios e das leituras que estão fazendo.

Além da capital, o curso também será levado a 6 cidades do estado da Bahia.


Metalinguagem
Foto: Marcus Leone

Professores Geraldo Seara e Marcus Leone: exemplo de metalinguagem
Fotograma: Geraldo Seara
Gravando entrevista com os estudantes Larissa e Gabriel
Fotograma: Professora Teo






Desde o primeiro dia de aula, os estudantes experimentam os vários papeis na produção de uma peça audiovisual. Nas 5 últimas fotos, dois estudantes são entrevistados, dois outros participam da simulação de uma entrevista, enquanto são captados por 3 câmeras, duas das quais operadas por seus colegas de curso. Bem se vê que o cameraman da esquerda (short azul) posicionou o colega do lado direito da tela, enquanto o cameraman da direita (que ficou fora da foto) posicionou a entrevistadora do lado esquerdo da tela. Enquanto isso, a câmera central, operada pelo professor, gravava o plano conjunto - entrevistadora e entrevistado  (última foto).

Um comentário:

  1. Parabéns aos professores guerreiros da Rede que realizam esse belo trabalho!!!

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs