domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sul da Bahia - expansão e decadência do cacau

Cesto de cacau
Foto: Marcus Leone

Concluídas as gravações de mais um episódio do  Histórias da Bahia. O episódio em questão apresenta, de forma crítica e criativa, os tempos áureos do cultivo do cacau no Sul da Bahia, bem como sua decadência e equilíbrio.


Antonio Fabio, interpretando João, no episódio
Sul da Bahia - expansão e decadência do cacau
Foto: Marcus Leone


Antonio Fabio (João) e Wendel Damasceno (Rafael)
Foto: Marcus Leone
A narrativa se inicia a partir de uma conversa simples e interessante entre dois agricultores da região, os personagens João e Rafael. Diante de uma casinha no campo, em um clima aprazível, bucólico, os dois amigos "proseiam" e abordam despretensiosamente questões de ordem histórica, política e biológica sobre o tema e acabam fomentando discussões multi e interdisciplinares que serão muito debatidas na escola pública, entre professores e estudantes.


Vanessa Melo (apresentadora), Harrison Araújo (diretor)
e, ao fundo, Danilo Lacerda (still)
Foto: Marcus Leone  

Vanessa Mello, durante pausa nas gravações
Foto: Marcus Leone

Tem sido assim a rotina da equipe de coordenadores e professores da Rede Anísio Teixeira, entre pesquisas, preparação de desenhos pedagógicos que, por sua vez, resultam na escrita de roteiros, com subsequentes ensaios e gravações. Sobre essa nova temporada da TV Anísio Teixeira, até o momento, já foram gravadas as séries TeleteatroSer Professor, Faça Acontecer, Gramophone, Diversidades e Minha Escola, Meu Lugar. Falta pouco para a conclusão de todos os episódios do Histórias da Bahia, com o episódio Revolta dos Búzios a ser gravada na praça da Piedade, recentemente liberada pela prefeitura de Salvador, após reforma.

As gravações, realizadas pela N5, são acompanhadas de perto pelos professores responsáveis por cada série, sempre prontos para auxiliar a equipe técnica no que for preciso, com relação ao conteúdo e abordagens.

Atonio Fabio
Foto: Marcus Leone

Wendel Damasceno, Antônio Fabio (atores),
Carissa Ribeiro (diretora de arte), Vanessa Mello (apresentadora),
Valdineia Oliveira (professora) e Marcus Leone (professor e coordenador da série)
Foto: Danilo Lacerda
Histórias da Bahia: fomentando discussões, visitando o passado, apontando para o futuro e ressignificando o presente!
O diretor Harry Araújo
Foto: Marcus Leone



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs