segunda-feira, 10 de março de 2014

Os Pankararé de Brejo do Burgo no Minha Escola, Meu Lugar


Escola anexa em Baixa do Chico - Foto: Peterson Azevedo

Por: Joalva Moraes


O último episódio do quadro Minha Escola, Meu Lugar,  temporada 2013, visitou uma escola Pankararé. A maioria desses indígenas vive no povoado de Brejo do Burgo, município de Glória, 446 Km de Salvador. Ainda, encontram-se 15 famílias Pankararé na localidade de Baixa do Chico, no Raso da Catarina. Muito preocupados em resgatar sua cultura, investindo na educação, os membros dessa etnia, mantém a Escola Estadual Ângelo Pereira Xavier e seu anexo, a Escola Saturnino Celestino de Barros, no Raso.


Cacique Afonso - Foto: Peterson Azevedo


Sob a liderança do Cacique Afonso e da pedagoga Patrícia Pankararé, essas unidades escolares atendem à clientela da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O Diretor da Direc 10, professor Marcos Pires, também contribui com a gestão dessas escolas. A comunidade escolar atribui os avanços e conquistas na educação, em terras Pankararé, à estadualização de sua escola.


Professor Marcos Pires, diretor da Direc 10 - Foto: Peterson
Azevedo

Nas gravações, buscou-se mostrar um pouco do cotidiano dessas escolas, além de expressar a importância do processo educativo para a manutenção das manifestações culturais dessa população. Foram ouvidas lideranças, como a coordenadora pedagógica, Patrícia, o cacique Afonso, Dona Edésia, mãe de terreiro, o diretor da Direc 10 e os líderes comunitários de Baixa do Chico. Os trabalhos foram finalizados com o ritual do Toré.


Patrícia Pankararé, coordenadora pedagógica e incansável na
luta pela qualidade da educação indígena - Foto: Peterson
Azevedo


Ritual do Toré - Foto: Peterson Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs