segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TV Anísio Teixeira seleciona vídeos de estudantes




A Secretaria da Educação, por meio da TV Anísio Teixeira abriu hoje (18/09) e prossegue até 18 de outubro, inscrições para a seleção de vídeos de curta duração produzidos por estudantes das escolas estaduais. A proposta pretende dar visibilidade às produções audiovisuais amadoras de curtíssima metragem e envolver professores e estudantes na construção colaborativa de vídeos. 

Além de fomentar a produção audiovisual no ambiente escolar e a experimentação de novas linguagens, a ação objetiva, em seu sentido mais amplo, possibilitar a comunidade escolar que ela se reconheça como autora e produtora de obras audiovisuais.


Serão selecionados vídeos que irão compor um dos quadros colaborativos do Programa Intervalo da TV Anísio Teixeira. No formulário, o nome do quadro também será sugerido pelos participantes. Os gêneros e formatos dos vídeos poderão ser variados contanto que sejam de até 2 minutos definindo-se assim de curtíssima metragem. Os estudantes podem ter como referências temas transversais definidos pelos parâmetros curriculares do Ministério da Educação, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural e que tratam da relação da escola com a comunidade. Serão aceitas produções feitas com câmeras domésticas e dispositivos móveis.

Os estudantes que desejam participar devem contar com o apoio dos professores cadastrados para conferir o regulamento e inscrever sua produção no Ambiente Educacional Web. Toni Couto, coordenador da TV Anísio Teixeira disse que esta seleção é o resultado de um processo iniciado pela rede Anísio Teixeira em cinco anos de trabalho, para estimular a produção técnica audiovisual e evidenciar o conteúdo desenvolvido por professores e estudantes da escola pública.

A expectativa é muito grande pelas experiências já realizadas. Tivemos, por exemplo, o processo de formação para o audovisual que se iniciou com professores dos Núcleos de Tecnologia Educacional que receberam equipamentos de filmagem e edição e multiplicaram esse conhecimento para as escolas em todo o Estado,”, acrescenta. O resultado deverá ser divulgado no Portal da Educação até 31 de outubro. O lançamento do Programa Intervalo está previsto para o início de 2014.

TV Anísio Teixeira - A TV Anísio Teixeira conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Rede Estadual de Ensino, para produzir conteúdos audiovisuais educacionais, por meio da percepção de professores formados para compreender, criar e realizar vídeos direcionados para a comunidade escolar. Com abordagem lúdica e pedagógica, o conteúdo produzido trabalha temas transversais, interligando as diversas áreas do conhecimento. Preparados dentro dos padrões de exibição de TV e WEB, os vídeos servem como disparadores para atividades em classe, contribuindo com a maior dinamização da aula e auxiliando na preparação do estudante para os desafios de sua formação. Esse trabalho pretende fomentar a compreensão do universo de conhecimento, de maneira ampla e fundamentada, exemplificando o conteúdo com elementos do cotidiano do estudante e possibilitando seu diálogo com o mundo, ao mesmo tempo que preserva sua identidade regional. Todos os programas e campanhas estão catalogados também no Ambiente Educacional Web, onde é possível fazer o download dos vídeos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs