segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A história do Instituto de Educação Anísio Teixeira no Minha Escola, Meu Lugar



Instituto de Educação de Anísio Teixeira, em Caetité -
Foto: Peterson Azevedo

Por: Joalva Moraes

Em  1896, na cidade de Caetité, o então governador Rodrigues Lima fundou a Escola Normal de Caetité, primeira do Alto Sertão baiano a formar professores. Mais tarde, essa escola foi fechada, retornando as atividades, em 1926, na gestão de Góes Calmon, período em que Anísio Teixeira assumia um cargo equivalente a secretário de Educação. Já na década de 1950, Teixeira, também como secretário da pasta, transformou a Escola Normal em Instituto de Educação Anísio Teixeira.


Professora Maria Cristina Gondim, diretora do Instituto -
Foto: Peterson Azevedo

E foi o Instituto de Educação Anísio Teixeira, na cidade de Caetité, a pauta de gravação do Minha Escola, Meu Lugar, da última quinta-feira (22). A importância desse colégio para a região, esteve presente nas falas de sua diretora, professora Maria Cristina Gondim; do antigo funcionário, Hermes Montenegro; da professora e ex-aluna, Nelma  Azevedo; e da aluna Renara Novais.


Nelma Cássia, professora e ex-aluna - Foto: Peterson
Azevedo

Também foram ouvidos o ex-aluno, presidente do Grêmio Estudantil Paulo Freire, na década de 1980,  e fundador do jornal Voz Ativa, Venício Pinchamel; e a professora Alexandra Gama, coordenadora de projetos do colégio. A sua sonora foi gravada na Casa Anísio Teixeira, “O Sobrado” onde nasceu Anísio Teixeira. O Reisado das Ciganas também participou das gravações, assim como o estudante Dado Guilyos Malaquias, o guripro.


Dado Guilyos Malaquias, o guripro - Foto: Peterson
Azevedo

Professora Alexandra Gama, na Casa Anísio Teixeira -
Foto: Peterson Azevedo

Reisado das Ciganas - Foto:
Peterson Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs