sexta-feira, 12 de julho de 2013

Estudante da rede pública protagoniza série da TV Anísio Teixeira



Anderson Magalhães e Nildson Veloso - momento de preparação
Foto: Marcus Leone

Por: Toni Couto


A TV Anísio Teixeira está gravando, neste mês de julho, a nova temporada da série EmCenAção - o Teleteatro Edson, o Rei da Construção. A série irá compor o programa Intervalo e o elenco conta com a participação de estudantes da Rede Estadual de Ensino, inclusive tendo como protagonista Anderson Magalhães, aluno proveniente de escola estadual localizada no extremo sul do estado.
“Na verdade, não estou tendo essa oportunidade sozinho, mas toda a minha Arraial d’Ajuda também”, comemora Anderson, incentivando colegas de sua cidade: “A gente não sabia que podia ter essa oportunidade de contracenar com pessoas de alto nível. É rico demais!”, afirmou o estudante, sem medir a empolgação.


 Nildson Veloso, Anderson Magalhães e  Marcelo Augusto ensaiando
Foto: Toni Couto


Formação em interpretação para audiovisual na escola pública


A preparação de Anderson Magalhães começou em Arraial d’Ajuda, através do curso de Interpretação para Audiovisual ministrado pelo professor da TV Anísio Teixeira, Nildson Veloso, que vem formando estudantes, professores e servidores das escolas estaduais, nos diversos territórios de identidade do estado.

“Comecei a escrever o texto há dois anos, junto com o projeto de formação, que já foi realizado em 5 cidades”, afirmou o professor, que compartilha a experiência de ter participado em diversos filmes, como ator profissional, e o conhecimento que obteve na formação continuada, em São Paulo, com a preparadora de atores Fátima Toledo.
“Fiz esse texto inspirado livremente em Édipo Rei, de Sófocles (autor grego). Meu interesse é despertar no aluno a vontade de assistir a peças de teatro, trazer a literatura clássica para a sala de aula e, ao mesmo tempo, discutir religião”, explicou Nildson Veloso.
Atriz “global” compartilha experiência com estudantes
Contracenando com os estudantes e atores locais, está a atriz baiana Tânia Toko, que ganhou notoriedade com o personagem Neuzão – do filme e série de TV Ó paí, ó. Tânia tem contrato com a Rede Globo de Televisão e trabalha na série juvenil Malhação.
“Quando eu comecei a fazer curso de teatro, nem supunha que um dia poderia vir a ser atriz (…) Então, acho que é importante essa troca, de eles estarem inclusos e que quem estiver assistindo se veja representado”, afirmou a atriz, que também é arte educadora. “Por ser educadora, também considero importante saber dominar as linguagens pra poder ampliar seu conhecimento”, conclui.

Making of  - Marcial Savio, Diogo Lopes e Anderson Magalhães
Foto: Toni Couto

Edson, o Rei da Construção está sendo gravada em Salvador e tem previsão para conclusão em novembro deste ano. A série será exibida em cinco episódios de quatro minutos, no programa Intervalo, e terá uma versão integral para TV, com 26', contendo uma reportagem especial que vai apresentar todo o processo de produção.

Mais informações, através do e-mail:

Conheça as produções da TV no portal:



Um comentário:

  1. Parabéns a toda a equipe da TV Anísio Teixeira pela bela iniciativa, fazendo Educação + Televisão e provando que

    "na escola pública estudante é capaz
    não dá mole, não vacila e nem vai ficar pra trás!"

    (Rap do Professor Web, em

    Salve!

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs