sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mãe Stella na Academia de Letras da Bahia


É com extrema  satisfação que replicamos essa matéria do Jornal A Tarde (25/04/2013), na qual noticia a eleição de Mãe Stella de Oxóssi como a nova imortal na Academia de Letras da Bahia, ocupando a lacuna deixada por outro ícone da intelectualidade baiana, Ubiratan Castro. A presença de Mãe Stella na ALB reforça os ideais de educação pluricultural os quais nós, professores, tanto pleiteamos, fugindo da ética-estética eurocêntrica que vem dominando nossas salas de aulas desde sempre. VIVA MÃE STELLA! SALVE A CULTURA AFRODESCENDENTE!


Foto do blog babaoludare.blogspot.com 




Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, foi eleita na tarde desta quinta-feira, 25, a mais nova imortal da Academia de Letras da Bahia. Vai ocupar a cadeira 33 (Poltrona Castro Alves) que era do professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013.
Stella de Azevedo dos Santos tem 87 anos e é graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina. É a primeira vez que uma mãe-de-santo vai ocupar uma cadeira da entidade máxima da literatura baiana. Mãe Stella é autora de seis livros, como "E daí aconteceu o encanto", "Meu tempo é agora" e "Opiniões".
Integrantes do movimento afro e intelectuais acreditam que a eleição da ialorixá foi benéfica a academia, pelo trabalho que ela realiza junto à comunidade e sua importância para a literatura baiana.
"É um reconhecimento da importância da nossa matriz. Mãe Stella é uma líder comunitária e tem conhecimento para honrar a posição que agora vai ocupar", comentou Myriam Fraga, poetisa e diretora da Fundação Jorge Amado.
Mãe Stella é articulista do jornal A TARDE e escreve quinzenalmente na página de Opinião. Também é atuante no blog Mundo Afro. Em 2009 recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs