sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Saudades… Ubiratan Castro

por



Inesquecível, prosador, visionário, bem-humorado, um intelectual rebuscado, Historiador de marca maior e sobretudo um ser humano afetivo, esses são poucos adjetivos que podem descrever o nosso querido Ubiratan Castro, carinhosamente chamado de “Bira Gordo”, que faleceu na manhã desta quinta-feira (03/01).

Bira inspirou uma geração de historiadores ao valorizar a história da Bahia, escravidão e africanidades. Com sua retórica, ele nos transportava no tempo e, dessa forma, cada aula, seminário, simpósio ou palestra era um mergulho na imensidão da historiografia regional.

Deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos ao professor pelo legado cultural deixado para a sociedade baiana e por mostrar que o historiador deve ser, acima de tudo, humano, se importando com as perseguições, discriminações, contradições e batalhando por um mundo onde, pelo menos, o direito de sermos diversos seja assegurado e respeitado .

PW-Ubiratan_castro


Um pouco mais sobre o professor Bira

Ubiratan Castro era doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, mestre em história pela Université Paris X-Nanterre, licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador e bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Era também membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira 33.

O professor foi presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador e trabalhou de 2003 até 2006 com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, dirigindo a Fundação Cultural Palmares.

O historiador pertencia ao quadro de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao). Atualmente, ele estava afastado da Universidade para assumir o cargo de diretor da Fundação.

Ubiratan escreveu os livros “A Guerra da Bahia”, “Salvador Era Assim – Memórias da Cidade e Sete Histórias de Negro”. Lançou em 2009, na cidade de Cachoeira o livro de contos “Histórias de Negro”.

Fonte: UFBA



Publicado originalmente no Blog do Professor Web.
About these ads

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs