sexta-feira, 15 de julho de 2011

GRAVANDO PARA O "BAHIA ASSIM"







SOB OS COQUEIROS DE ITAPUÃ

Joalva Moraes

Dessa vez, visitamos um bairro de Salvador onde os coqueiros cantam, as ondas da maré fazem a pedra roncar e a poesia se materializa. O Bahia Assim foi passear em Itapuã. Lá, a música tem casa, a poesia rua e o poeta uma praça. Tudo é arte e cultura no bairro da Sereia, da Lagoa, das dunas, das lavadeiras, dos pescadores, da puxada de rede, das Ganhadeiras, do farol e, porque não dizer, do acarajé.

As ruas movimentadas denunciam que a vila de pescadores do passado deu lugar a um bairro moderno, agitado que sofre com os problemas comuns e corriqueiros de uma grande cidade. Mas quem acompanhou a história dessa localidade faz questão de cantar em prosa, verso e samba como era feliz viver ali.

Itapuã é um lugar lindo que guarda o charme das antigas casas de veraneio, o mistério de suas lendas e alegria de suas festas. Não vou resistir ao clichê: foi muito bom passar uma tarde em Itapuã, gravando mais um Bahia Assim!

Vale lembrar que as quatro últimas edições do Almanaque Viramundo, temporada 2010, estavam sob a coordenação dos professores Peterson Azevedo, Joalva Moraes e Claudia Pessoa. Além de Geraldo Seara no comando dessa nave que virou e revirou o mundo das artes, da cultura e do conhecimento.




FOTOS: Joalva Moraes.
O BAHIA ASSIM é um dos quadros do ALMANAQUE VIRAMUNDO, a revista eletrônica da TV ANÍSIO TEIXEIRA, uma iniciativa do INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA / SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO. O programa pode ser acompanhado na TVE e no PORTAL DO EDUCADOR BAIANO.
FOTOS: Peterson Azevedo

Um comentário:

 
::
Contador de Visitas Para Blogs