sexta-feira, 13 de maio de 2011

A ESCOLA PÚBLICA NA TELA DA TV


MÁQUINA 2010


Joalva Moraes

A temporada 2010 do Máquina de Democracia foi bastante proveitosa. Visitamos cerca de 20 escolas da Rede Estadual de Ensino, em Salvador e Lauro de Freitas. Conhecemos profissionais da Educação comprometidos com sua prática, alunos motivados e questionadores. Passeamos pelas belezas naturais do Subúrbio Ferroviário, subimos e descemos as ladeiras da Liberdade, ouvimos músicas tocadas por alunos do Colégio Manoel Novaes, presenciamos o funcionamento dos tornos do Newton Sucupira, passamos uma manhã em Itapuã, conversamos com representantes de várias instituições, como CEAO (Centro de Estudos Afro Orientais), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Ministério Público, Pangéa, Iperba (Instituto de Perinatologia da Bahia), Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), além de Técnicos, Coordenadores e Superintendentes da SEC (Secretaria da Educação).


Possibilitamos às comunidades escolares das unidades de ensino da Bahia e à sociedade em geral, através da TVE, o fomento à reflexão e à discussão acerca de assuntos relacionados aos Temas Transversais e às bases legais que regem a Educação em nosso país. Falamos sobre Educação Profissional, Educação e Sexualidade, Cultura da Paz, Educação para Relações Etnicorraciais, Educação Ambiental, Tecnologias Educacionais, Enem, Avaliação, Televisão e Sociedade, Diversos Saberes e Educação a Distância.


A professora Viviane Paraguaçu apresentou, no quadro Acontecendo, dicas de espaços que podem ser visitados pela comunidade escolar, com a garantia de lazer educativo e cultural, bastante acessível. Visitamos o Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, a Cidade do Saber, em Camaçari, o CUCA (Centro de Cultura e Arte) de Feira de Santana, os museus Carlos Costa Pinto, Afro-brasileiro, Náutico, MAM (Museu de Arte Moderna), a Biblioteca Pública do Estado, os centros culturais de Plataforma e Alagados, a Casa da Música, entre tantos outros...


No estúdio, nosso apresentador, o jornalista Eugênio Afonso, conversou com pesquisadores de universidades baianas, como Júlio Rocha, César Leiro, Teresinha Fróes, representantes da Ronda Escolar, Capitão Ubiracy Vieira e da Secretaria da Educação, Antônio Almerico, Nádia Cardoso, Norma Matos e Telma Barbosa. Também participaram do quadro Entrevista Davi Nunes, médico do Iperba, Nildete Mata, coordenadora de correção do ENEM, a psicóloga e educadora Walkíria Rodamilans, Marília Lomanto Veloso, presidente da Jus Populi .


Enfim, em doze edições do Máquina, divulgamos uma escola estadual ativa, pulsante, alegre onde sua comunidade acredita que é possível se fazer uma educação pública de qualidade, comprometida com os princípios da ética e da cidadania. Mostramos a máquina de fazer democracia. Afinal de contas, esse não era o ideal do nosso patrono?

Um comentário:

  1. A ESCOLA DE TELEVISÃO - ETAE tem como foco - além da profissionalização e aperfeiçoamento da competência artística e técnica do setor audiovisual - estimular as competências de produção e gerenciamento financeiro das empresas brasileiras do audiovisual, contribuindo com o desenvolvimento de toda a sua cadeia produtiva. Os aplicativos Workflow Multimídia para GESTÃO AUDIOVISUAL já estão a sua disposição, e o melhor, são Gratuitos
    http://www.escoladetelevisao.com.br/sistema
    Além dos aplicativos, oferecemos os cursos de INTRODUÇÃO A TV, PRODUÇÃO, ROTEIRIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO, OPERAÇÃO DE CÂMERA, DIREÇÃO, ILUMINAÇÃO, e o livro Televisão Manual de Produção & Direção (Valter Bonasio), e outros conteúdos de produção televisiva – todos disponíveis online e também gratuitos (www.escoladetelevisao.com.br)
    Equipe ESCOLA DE TELEVISÃO & ARTE ELETRÔNICA - ETAE

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs