sexta-feira, 29 de abril de 2011

IDENTIDADES

O PROGRAMA SHOW!

Viviane Paraguaçu

Identidades é o programa show da TV Anísio Teixeira que reúne, no mesmo palco, de uma só vez, grandes nomes da música baiana, das artes plásticas, circenses e/ou teatrais. Durante as performances, os artistas apresentam sua visão sobre o tema de cada programa (um tema universal) e falam de suas experiências artísticas. O Identidades é apresentado pelo ator Marinho Gonçalves e conta com a participação animadíssima de estudantes de três escolas da rede estadual de educação, a cada edição.

No ano de 2010 foram gravados 10 programas com os temas: saudade, paixão, ciúme, paz e outros. Tivemos belíssimas participações de trinta artistas musicais do cenário baiano, do rock ao samba de roda, da MPB ao forró. O palco do Identidades sempre traz uma mistura de estilos, constituindo-se em uma vitrine para a música baiana e para os artistas de teatro, circo, artes visuais e dança.


Este programa abre espaço, tanto para sabermos mais sobre a música tradicional da Bahia, quanto sobre a música contemporânea que não está contemplada pela grande mídia. Só para dar uma idéia de um dos programas, na edição nº 1, reunimos Xangai, a banda Dois em Um, Dão e a Caravana Black, o artista plástico Marcos Costa e mais uma dupla de clowns formada por Marconi Araponga e Laili Flores.

Pedagogicamente, o programa dá suporte às aulas de Artes (Música, Dança, Artes Visuais, Teatro), Cultura Baiana/Afrobrasileira, História, Geografia e Língua Portuguesa. As manifestações artísticas – de distintos sotaques, ritmos e tradições – são a provisão para a sala de aula, com o recheio das letras das canções e dos trechos de poemas que são recitados pelo apresentador Marinho, durante o programa.

Enfim, o Identidades é um produto televisivo bastante atual e vibrante da nossa diversidade, tornando-se assim, um registro, um pequeno mapeamento cultural da Bahia.

O programa ainda está no forno, ou seja, estamos aguardando a finalização das edições pela produtora responsável, a Fundo de Quintal. Aguardem!

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a presença das escolas: Cidade de Curitiba, Manoel Novaes, Luiz Viana Filho, ACM, Cosme de Farias, Newton Sucupira, Aplicação Anísio Teixeira, Angelita Moreno e Rotary. Vocês deram show! Nosso muito obrigado!

Riachão: o Samba da Bahia na TV Anísio Teixeira.

Edição: Geraldo Seara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs