segunda-feira, 11 de outubro de 2010

EM CENA AÇÃO



O RETORNO DO TELETEATRO

Nildson B. Veloso

O Teleteatro, precursor das telenovelas atuais, contribuiu para a consolidação da televisão brasileira, levando para os lares, em imagens, as radionovelas com atores renomados do teatro brasileiro, tais como Fernanda Montenegro, Zilka Salaberry, Aldo de Maio e Sérgio Britto. Após ganhar corpo, o teleteatro tornou-se um dos mais importantes programas da TV, por muito tempo, até a chegada do seu algoz – o videoteipe.

A TV Anísio Teixeira retoma a ideia do Teleteatro, com o programa Em Cena Ação, e traz sua contribuição para a escola, valendo-se da estética audiovisual, para que professores e alunos lancem mão desse recurso, em atividades interdisciplinares e transdisciplinares, já que a série agrega conteúdos de áreas como Literatura, História, Geografia, Arte, entre outras, contribuindo na formação de alunos críticos e ávidos por novos conhecimentos.

Além de resgatar essa importante forma de arte que atinge vários públicos, o Em Cena Ação também contribui na formação de novas plateias. Os programas são gravados ao vivo, tendo na plateia alunos das escolas públicas, muitos dos quais assistindo, pela primeira vez, a um espetáculo teatral e, neste caso particular, com os talentos locais.

A escolha dos textos se deu com muito cuidado e critério, pensando sempre em conteúdos a serem abordados por vários vieses, de modo a contemplar todas as disciplinas, levando para a sala de aula temas tais como ética, cidadania, saúde, diversidade, meio ambiente, entre outros.

A escolha dos autores a serem encenados teve como critério o de contemplar culturas diversas dentro do nosso país, com vistas a conhecermos um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, através de seus escritores, como o gaúcho Júlio Conti em Bailei na Curva, ou Martins Pena, com sua visão nacional, em Os Infortúnios de Uma Criança, e, mostrando também a nossa cultura, Cláudia Barral em O Cordel do Amor sem Fim.

A peça Cordel do Amor Sem Fim foi dirigida por Alda Valéria; Bailei na Curva, por Cláudio Simões e Os Infortúnios de uma Criança, por Teresa Costalima. As adaptações foram feitas por Cláudio Simões e a direção audiovisual foi feita por Alex Souzan, da produtora Fundo de Quintal.

A seleção dos atores foi feita a partir de uma audição aberta ao público e divulgada em jornais de grande circulação na cidade, pela produtora Fundo de Quintal, tendo sido exigido, de cada um,o registro profissional (DRT). Dos 158 inscritos. 122 foram avaliados, 68 foram mulheres e 54, homens. Em função do grande número de candidatos e da qualidade das performances, foram selecionados doze atores e atrizes, ao invés de 10 como tinha sido previsto. São eles:

Agnaldo Lopes, Aícha Marques, Cristina Dantas, Daniel Becker Denovaro, Evelin Buchegger, George Vladimir, Heloisa Jorge, Jefferson de Oliveira, Jussara Mathias, Narcival Rubens, Nayara Homem e Sandro Rangel.

Durante a gravação das duas primeiras peças, alunos e professores de três escolas formaram a plateia. Os colégios foram: Colégio Estadual Almirante Barroso, do bairro de Paripe, tendo como representante a vice-diretora, a professora Celsina da Silva Borba; o Colégio Estadual Dinah Gonçalves, do bairro de Valéria, como representantes a vice professora Amanda Margarida, o professor Oscar Espinosa e a professora Eloísa Santana; o Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Britto, do bairro da Lapinha, tendo como representantes a diretora Dione e os professores Udinéia, Valdirene e Cláudio

Percebemos, desde aquele momento, que os alunos entenderam a proposta e houve muitos comentários positivos ao final dos espetáculos, que confirmavam as nossas expectativas sobre a importância desse material para sala de aula.

Os alunos foram selecionados por seus diretores que utilizaram critérios próprios para a escolha. Nós solicitamos a presença de alunos que estivessem cursando o Ensino Médio. Também solicitamos a presença do maior número de professores possível, de cada escola, para que os mesmos acompanhassem o processo de gravação que, com toda certez, era uma aula de construção de produtos do audiovisual.


FOTOS: Thiago Fernandes
publicadas originalmente no Portal do Educador Baiano
EDIÇÃO: Geraldo Seara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs