quarta-feira, 2 de junho de 2010

PRÉ-PRODUÇÃO COLÔNIA JK

Saímos, numa tarde de domingo, rumo à Colônia JK, no município de Mata de São João. Não sabíamos ao certo o que íamos encontrar naquele lugar. Nossos conhecimentos limitavam-se à informação de que se tratava de um local habitado por famílias de agricultores que imigraram do Japão a partir de 1959.

Na sede da Associação, encontramos um grupo de japoneses e descendentes, jogando Gatteball, jogo tradicional do Japão, criado em 1947, inicialmente para crianças, mas que, com o tempo, passou a ser uma atividade esportiva comum aos idosos. Na Colônia JK, os mais velhos unem-se aos jovens para aproveitar as tardes de domingo, praticando esse esporte.

Conversando, driblando algumas dificuldades devido às barreiras lingüísticas, com as pessoas que vivem ali, percebemos que elas sentem a necessidade de preservar suas tradições, sem perder o vínculo com a terra que escolheram para morar. Terra de onde tiram o seu sustento. Cultivam frutas, verduras, hortaliças. Difícil mesmo foi gravar seus nomes: Senhora Satoko, Seu Tomita, Dona Hisae, Seu Takenami, e por aí vai.... Nem escrevendo, dava pra memorizar.

Os homens são reservados, mas amistosos. As mulheres tímidas, risonhas, comedidas e solícitas. Todos, extremamente, agradáveis. Ouvimos muito, falamos um pouco, anotamos tudo. Agora, é só preparar as malas para a viagem nipônica do nosso Bahia Assim.

Jô Moraes
P.S. Fotos de Cristiane Britto.

MAIS DE JÔ:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs