sábado, 19 de junho de 2010

PETNOGRAFIA II

A menina - Peterson Azevedo.A SENSIBILIDADE DE UM GUERREIRO

Perceber o sensível. Compor a cena. Verificar a luz. Transformar uma situação corriqueira em arte. Olhar, imaginar, sentir e clicar. Pronto! O simples tornou-se o belo. Arte do olhar. Arte de fazer de um mero instante, registro mágico. Sensibilidade de um agitado guerreiro que briga, fala alto, discute, profetiza, teoriza a conspiração. Essência de um artista. Eu estava lá. Acompanhei o fazer, o sonhar e a concretização desse sonho. Etapas importantes e definitivas na vida desse mais novo artista da fotografia - Peterson Azevedo. Sou sua fã.


A fotografia acima ficou em 2º lugar no VIII CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA da SENAD. A cerimônia de entraga do prêmio ocorreu no dia 21/06/10, em Brasília-DF, e contou com a presença do presidente Lula.

Peterson Azevedo, na premiação em Brasília-DF. Peterson Azevedo, na premiação em Brasília-DF.














Peterson Azevedo, na premiação em Brasília-DF.














<><><><><><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><><><><><>
<><><><><><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><><><><><>
FOTO NA AGENDA CULTURAL DE JULHO

Foto: Peterson Azevedo.A reinvenção é o maior desafio para quem fotografa. Para quem transmuta fotografia em poesia, em arte, em beleza. E é esse o olhar fotográfico, radiográfico, sensível de Petno. Um olhar estético permeado de geografia e identidade. De suas fotos escorrem vidas, nuances, grafismos, cor. A escolha dessa foto para ilustrar a agenda cultural desse mês traz a intuição desse já premiado fotógrafo que, modestamente, intitula-se amador. Amador, porque ama. Só posso compreendê-lo assim. Suas lentes captam a certeza do desigual, a assimetria do dia caótica que se esconde de tantos olhares cotidianos. Se o desafio do fotógrafo é unir olho, cabeça e emoção, funcionando na mesma cadência, esse surpreende porque agrega veia, sangue, vida, literariedade. Ele não só exercita o olhar como desperta emoções. Como diz: seu olhar enquadra, cria, fotografa. E, despretenciosamente, encanta. Encanta fazendo do seu instrumento de trabalho um mecanismo disparador de sensibilidade. Impossível ficar inerte diante de sua captação. Nessa foto traduziu a trajetória da luz. Além disso, conseguiu caminhar por entre vasos e determinar o interminável, o que se expande quando chega ao fim. As fotos de Petno são encantadas. Tão encantadas que ao vê-las flutuamos. Em um mundo permeado de desordem e injustiças ficar atento ao simples, realmente não é uma tarefa tão fácil.

Claudia Pessoa

MAIS DE PETERSON:

Um comentário:

  1. Aos amigos que sempre me apoiaram, eternizo minha gratidão e sensibilidade.

    Obrigado sempre.

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs