sexta-feira, 19 de março de 2010

Próxima atração: Almanaque Viramundo!


Próxima atração: Almanaque Viramundo!

Armando Alexandre Castro

Fusca, gramophone (com ph mesmo!), bola-de-gude, vídeo de celular, peixaria, picolé, Paripe, São João do Panelinha, pontos de cultura, bala (queimado, lembram?!) Parque de São Bartolomeu, rosa dos ventos, tropicália e o que mais ocorrer com sensibilidade, muita sensibilidade! Eis o convite. Próxima atração: Almanaque Viramundo!
Concebido pela TV Anísio Teixeira (IAT/SEC) é uma revista eletrônica de variedades dinâmica, procurando inovar a partir da experimentação estética, apresentando curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da educação e dos movimentos culturais da Bahia.
O programa colabora com a ampliação da noção de espaço educativo, conhecimento e saberes, inter-relacionando formas e conteúdos de diferentes disciplinas. Orientado pedagogicamente por uma equipe de educadores selecionados da rede estadual, Almanaque Viramundo é composto por 10 quadros e uma entrevista (é tão bom, tão bom que nem cansa, pode esperar!), apontando suas câmeras para pessoas, informações, reflexões e discussões sobre movimentos artísticos, obras de artes, desenvolvimento das ciências no mundo, realce de lugares inusitados, apresentando uma Bahia diversa, única, longe do que é mostrada no mercado massivo midiático.
Vamos a alguns dos quadros... Isso mesmo, apenas alguns por enquanto, fazendo valer a pirraça de aperitivo em seu momento prato principal. Bahia Assim procura valorizar as práticas culturais e econômicas de uma região, bairro, rua, como num percurso aventureiro pelas histórias - vividas e inventadas - do lugar. Questões referentes à diversidade linguística, tradição oral, patrimônio cultural material e imaterial, atividades econômicas e de costumes estarão presentes no passeio.
ArteFatos é um quadro que proporciona a apreciação de produções artísticas de forma criativa, contextualizada e interdisciplinar, sensibilizando e estimulando a leitura crítica de produções artísticas nas diversas linguagens. Inter e transdisciplinarmente, a idéia é estabelecer relações entre sons, imagens e cognição, fomentando a fruição e a produção dos educandos, dinamizando a arte/educação contemporânea.
Ambientado em computação gráfica, o De um Tudo é um interprograma que apresenta, dinâmica e ludicamente, curiosidades sobre as diversas áreas do conhecimento científico, privilegiando temas ainda pouco explorados na escola. Exemplos? A ausência de cordas vocais na girafa; pensar queima calorias, etc...
Da parte dos educadores do projeto TV Anísio Teixeira, é mais vontade que passarela de rodoviária com destino a shopping!

MAIS DE ARMANDO:
Seminário Economia da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs