terça-feira, 28 de julho de 2009

V SEMCINE

Lilia Rezende, Marcia Pereira, Marilu Dantas, Cristiane Britto, Geraldo Seara, Elzeni Bahia, Peterson Azevedo, Joalva Moraes, Claudia Pessoa, Marcia Barros, Lucia Marsal, Marcus Leone, Armando Castro, Dora Almeida, Nildson Veloso, Geize Gonçalves e Carlos Barros.Realizado no Teatro Castro Alves, de 27 de julho a 1º de agosto/2009, o V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual trouxe a Salvador, para juntar-se aos talentos locais, grandes nomes ligados à literatura, às novas tecnologias, ao teatro, ao vídeo e ao cinema. Foram 6 dias de muita informação, muitas mostras de filmes e muitos debates.

As mesas redondas, num total de seis, foram pensadas para que as discussões fossem as mais amplas possíveis, mas, na prática, os atrasos e, por conta disso, o tempo destinado às manifestações da platéia, não foram tão ricas quanto poderiam ter sido.

Os temas das mesas foram os seguintes:

I - Godard: cinema e poesia;
II - Quando o cinema é arte;
III - O futuro do cinema;
IV - O oriente cinematográfico;
V - Pensar o cinema;
VI - A insustentável leveza dos muros, cinema e política.

Educadores da TV AT.

Por ser este o ano da França no Brasil, a primeira projeção foi a do filme Histórias do Cinema, seguida da primeira mesa, que discutiu sobre a genialidade de Godard,

que mesmo sendo o mais pessimista dos cineastas contemporâneos, revela-se como o maior guia para os futuros operários do que hoje chamamos de audiovisual. Cineasta ortodoxo, Jean-Luc Godard acredita na chegada messiânica de um novo modo de entender o mundo: a imagem como linguagem. Ainda moramos sob o poder de Gutemberg, não se cansa de repetir (...) .

Assim é que, segundo Walter Lima, o foco do seminário, seria o de reeducar o olhar e estimular a sensibilidade das pessoas para com a sétima arte.

Como educadores da TV Anísio Teixeira, mergulhamos naquele universo, ora aprendizes, ora críticos e ora alienígenas, ante um certo estranhamento diante de algumas das peças audiovisuais exibidas, além das performances que se sucediam ao vivo. Esse estranhamento, pode ter sido provocado tanto pela preferência estética do diretor, quanto pelas questões culturais, já que assistimos a produções de várias partes do planeta, incluindo as de Bollywood.

Confirmamos, que nosso aprendizado, ainda que sucinto, das oficinas das quais temos participado, como parte de nossa formação em audiovisual, tem nos dado ferramentas para análise fílmica, o que é bastante útil para nosso trabalho na TV AT.

As demais mesas seguiram abordando a arte, o cinema e seu futuro, de vários ângulos, além da política, sendo esta última bastante pensada, sobretudo ante a burocracia, embargos e coisas tais.

Sem dúvida, lucramos todos com este Semcine e ansiamos por outras oportunidades de ver o que pensam e como fazem cineastas e videomakers daqui e de outros mundos.



Geraldo Seara e Marcus Leone.

MAIS DE GERALDO:
Petnografia
Homo Audiovisualis
Inspirado pelo Bahia Assim
A quem interessar possa
Gravação de Anônimos: O sorriso de Seu Antônio (txt + vídeo)
Fé Cênica, making of (vídeo)
Curso de apresentação para tv (vídeo)
Pré-produção em Ilha de Maré (vídeo)
Participação no documentário OMNIBUS (vídeo)

MAIS DE MARCUS:
Das Campanhas Educativas
Pés livres
Não Afaste Quem Se Ama (vídeo premiado)
Documentário Omnibus - Universo em Movimento

Um comentário:

  1. Olha o Godard, o SEMCINE... e nós, ali, sentadinhos no TCA...um ano de TV...estamos diferentes? Será o olhar? Ou o querer? Ou as ambições...Vamos chamar de novo o Godard...para explicar este existecialismo em ou será no audiovisual...

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs