segunda-feira, 25 de maio de 2009

OS MOSQUETEIROS DA TV

Educadores da TV AT. Arte: Geize Oliveira. Clique para ampliar.A TV Anísio Teixeira reuniu vinte professores da rede para cumprir uma missão. Que responsabilidade! Fomos selecionados e, agora, estamos aqui. No início, desconhecíamos, ao certo, os nossos objetivos, mas vontade e determinação não nos faltaram. Definimos nossas diretrizes como educadores desta TV pública, aprendemos importantes conteúdos nas oficinas e seminários de roteiro, de produção, de introdução à comunicação e ao jornalismo. Acima de tudo, formamos uma equipe.

Pensando numa TV educacional a serviço da rede pública de ensino do nosso Estado, começamos a idealizar programas que fossem úteis ao processo de ensino e aprendizagem, além de reiterar a função do Instituto Anísio Teixeira – IAT, relacionada com a formação dos nossos professores, por meio da experimentação, inovação e pesquisa.

Tomando como base conceitos da Arte-educação, discutimos o lastro pedagógico dos programas, sem separar conteúdo de forma. Buscando conhecer as linguagens e códigos que compõem o discurso audiovisual, surgiram duas idéias que foram desenvolvidas nos programas-piloto, os quais juntamente com o projeto da TV AT irão formar nosso portfólio.

O Almanaque Viramundo é uma revista eletrônica inspirada nos velhos almanaques que apresentam muitas informações, além de curiosidades e diversão. Entendemos nosso Almanaque como um programa de variedades que propõe reflexões e discussões sobre música, literatura, teatro, cinema, dança, e demais manifestações artísticas. O mesmo também apresenta cidadãos interessantes, comuns ao cotidiano socioescolar; ilustra momentos do desenvolvimento das ciências no mundo; leva o telespectador para lugares inusitados, fora do circuito do turismo comercial; mostra uma Bahia diversa, única, longe do que é mostrada no mercado midiático; revela ações sociais voluntárias desenvolvida pela comunidade escolar ou ONG´s. Enfim, muitos pedaços compondo uma única peça, o Almanaque Viramundo é uma verdadeira colcha de retalhos bem estampados e coloridos, com a cara da Bahia.

O outro programa é o jornalístico Máquina de Democracia. A primeira intenção foi unir os princípios educacionais ao processo comunicativo, fazendo alusão às máquinas da comunicação. As vinhetas trazem imagens e intervenções sonoras que remetem a essas máquinas. De acordo com o patrono da TV, Anísio Teixeira, “só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.

O Máquina de Democracia conta com três editorias interligadas: educação, cultura e ciência. O objetivo da produção é levar jornalismo especializado em Educação para a Rede Pública de Ensino da Bahia, estabelecendo pontes entre o ensino superior e o ensino básico, por meio de entrevistas com especialistas; popularizando as ciências na Rede e colaborando para que a comunidade escolar tenha conhecimento de produções artísticas e culturais.

Mas a grade de programação da TV AT não fica por aí. Idealizamos programas que mostram as manifestações artísticas da Bahia, das tradicionais até as mais recentes, que discutem questões sobre sexualidade, contando com a participação de alunos da Rede e apresentam sessões de teleteatro. Também são contemplados temas como direitos humanos, tolerância religiosa e respeito às diversidades (étnico-racial, de gênero, de orientação sexual), os medos infantis, biografias de educadores brasileiros, mitos africanos, Educação a Distância ...

Além de atuar na concepção dos programas, ainda temos o compromisso de conhecer a produção dos nossos parceiros estratégicos, como TVE/ IRDEB, TV Escola/ MEC, TV Brasil, TV Paulo Freire, TV UEFS, TV UFBA, TV UNEB, etc. Em resumo, a TV Anísio Teixeira é uma iniciativa pioneira, concebida por educadores, artistas, comunicadores e técnicos e dedicada a toda comunidade escolar. Para chegar até aqui, tivemos que lutar um por todos e TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Jô Moraes.

Mais de Jô:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs